Considerada o mal do século, a ansiedade é uma doença que atinge cerca de 89% da população brasileira; segundo dados de 2019. Mas, como não ser ansioso em meio a tantas notícias ruins e com as enxurradas de informações que temos acesso vinte e quatro horas por dia, a distância de um clique?
Max Lucado, em seu livro “O Fim da Ansiedade” mostra-nos, segundo a bíblia, como sermos seres menos ansiosos. A partir da passagem de Filipenses 4:4-9, Lucado explica por testemunhos próprios e de terceiros, como a cura para ansiedade está mais próxima de nós do que podemos imaginar.
Logo nas primeiras partes do livro, somos levados a observar o versículo escrito por Paulo em Filipenses com mais atenção, não somente sobre o que ele estava passando quando o escreveu; mas sobre o que ele já havia escrito e nos ensinado anteriormente. Paulo, no primeiro capítulo de Filipenses revela que sua alegria estava em Cristo; sua esperança em vida era viver para a glória Dele e sua morte, para viver ao lado do Pai (v.21).
Desta maneira, quando voltamos a ler a passagem do capítulo 4:4-9, vemos que DEUS está nos ensinando a manter os olhos focados Nele. Paulo não se importava com sua situação atual, não se preocupava com o amanhã; ele sabia que independente do que acontecesse DEUS estava no controle de todas as coisas. “Ele aprendeu a se contentar com o que tinha, o que é notável visto que tinha tão pouco” (Max Lucado).
Na teoria, todos sabemos que devemos entregar ao Senhor todas as nossas preocupações e ansiedades, pois Ele cuida de nós (1 Pedro 5:7). Na prática, como filhos teimosos, insistimos em desobedecer à ordem clara e explícita do Pai e acabamos por entrar no círculo vicioso da ansiedade. Em seu livro, Lucado dedica alguns capítulos para auxiliar-nos a colocar em prática os ensinamentos de DEUS a respeito do controle da ansiedade.
“Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.” (Filipenses 4:8)
O versículo acima nos ensina um dos mais importantes: controlar nossos pensamentos. Quando a ansiedade bater é necessário concentrarmos em tudo o que é verdadeiro, excelente e digno de louvor. Tudo o que a ansiedade faz é mentir para nós; levando-nos a pensar em coisas que não são reais, nos paralisando com o medo de coisas que criamos em nossos pensamentos. Diferente da ansiedade, Cristo é o único que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável e digno de louvor!
O inimigo utiliza da ansiedade para encher nossos pensamentos com o medo, confundindo nossa mente; com um único propósito de trazer tristeza e destruição. Mas ele não tem poder sobre nós, Cristo nos deixou seu Espírito e seus frutos, entre eles o domínio próprio. Podemos — e devemos — controlar nossos pensamentos; quando pensamentos ansiosos nos afligir devemos orar a Deus, evocando suas promessas de paz e confiar no seu agir.
Por fim, Max Lucado termina seu livro nos ensinando a celebrar a bondade de DEUS. “Tire sua atenção do problema e, por alguns minutos celebre DEUS. Não adianta ficar obcecado com o problema. Quanto mais você olhar para ele, maior ele ficará. No entanto, quanto mais você olhar para DEUS, mais rápido o problema será reduzido ao seu devido tamanho” (Max Lucado).
Controlar a ansiedade pode parecer algo impossível se olharmos para o mundo, mas se mudarmos a direção do nosso pensar para Cristo, tudo fica diferente. O segredo para “a paz que excede todo entendimento humano” é simples e sempre esteve ao nosso alcance: devemos nos agarrar a videira, guardando o nosso coração e mente em Cristo Jesus (v.7). Somente assim, as aflições deste mundo não terão poder algum sobre nós.