Orações Perigosas

Desbloqueie seu maior potencial e enfrente seus maiores medos orando com mais força. Orações mais apaixonadas, orações que tocam o coração de Deus

Quando estudamos a bíblia podemos observar a maneira como o povo de Deus orava, eram orações ardentes, vigorosas e verdadeiras. Além disso, sabemos que servimos a um Deus que pode fazer mais do que possamos pedir ou imaginar, então, por que será que muitas vezes ficamos presos em uma rotina de oração, fazendo orações repetitivas que se tornam rasas, previsíveis e tediosas?

Essa leitura irá encorajá-lo a romper limites e a viver corajosamente, chega de cautelas, pois não fomos criados para uma vida de conforto. Está na hora de fazer orações audaciosas e cheias de fé, que realmente honram a Deus, Está na hora de fazer orações perigosas.

Seja Feita a Tua Vontade

JESUS, o Filho de Deus, fez uma oração de submissão vulnerável e corajosa: 

“Então se afastou a uma distância de mais ou menos trinta metros. Ajoelhou-se e começou a orar, dizendo: — Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres” (Lucas 22:41-42 )

Ele, nos ensinou a orar:

“Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino.Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!” (Mateus 6:9-10)

Jesus viveu uma fé submergida, tocou os leprosos, mostrou graça às prostitutas e se posicionou corajosamente frente ao perigo. E então, Ele nos disse que podemos fazer o que Ele fez – e mais. A bíblia nos diz que podemos nos aproximar com toda confiança, certeza e ousadia do trono da graça, não devemos ter timidez, e então recebermos a misericórdia. Orações seguras e mornas não nos aproximam de Deus nem nos ajudam a revelar o Seu amor para o mundo.

“Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.” (Hebreus 4:16)

Examina-me

No livro de Salmos encontramos  uma das orações mais vulneráveis, transparentes e perigosas que Davi fez ao Senhor, ele entregou o seu coração a Deus e orou: “Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)

A oração de Davi é sem dúvida difícil de ser feita e aplicada, pois exige coragem para viver o que Deus lhe mostrar em resposta. Ela tem o potencial de redirecionar a sua vida. Mas, porque devemos pedir para Deus examinar nosso coração, visto que Ele já sabe de todas as coisas?

O profeta Jeremias disse: 

“Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. (Jeremias 17:9)

Na verdade, nosso coração é mau e pecaminoso de todas as formas, fazer esta oração nos permite abrir um canal de comunicação com Deus, em vez de simplesmente pedir algo, peça para Ele revelar algo em você.

Revele os Meus Medos 

Não sabemos exatamente quais medos estavam passando pela mente de Davi, mas evidentemente ele estava preocupado com sua segurança e talvez com seu futuro, então logo após pedir a Deus para examinar seu coração, ele orou: “conhece os meus pensamentos” (Salmos 139:23).

Ele queria compartilhar os seus piores medos com Deus de modo a enfrentá-los, pois confiar em Deus era maior que qualquer medo que ele poderia ter. À medida que Deus revela nossos medos, desenvolvemos a nossa fé, logo, aquilo que mais tememos, nos mostra onde precisamos crescer com Deus.

Do que você tem medo? Quais são os seus pensamentos ansiosos? O que Deus está te mostrando? Em qual área você precisa crescer em sua fé? 

“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” (1Pedro 5:7)

Quebranta-me

Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mateus 16:24) “Quem se recusa a tomar sua cruz e me seguir não é digno de mim.” (Mateus 10:38)

Jesus não está nos convidando para uma vida de conforto e facilidade, mas a uma vida de rendição e sacrifício. Ele está nos convidando a morrermos para nossas próprias vidas, e assim viver cada dia para Ele. O verdadeiro quebrantamento perante Deus não é algo que se faz apenas uma vez na vida; é uma decisão diária. 

Paulo disse: “Eu enfrento a morte todos os dias” (1 Coríntios 15:31). O que isso significa? Ele escolheu crucificar os seus próprios desejos diariamente para poder viver inteiramente para os desejos de Deus. Se você tem coragem para fazer essa oração, se prepare para conhecer a Deus e ser conhecido por Ele de uma maneira que jamais experimentou antes.

Envia-me, Senhor. Usa-me

E se em vez de pedir a Deus para somente fazer algo por nós, fizéssemos uma oração perigosa e altruísta de disponibilidade para o nosso Pai celestial? E se fizéssemos talvez a oração mais perigosa de todas? 

Isaías fez esta oração de disponibilidade sem reservas na presença de Deus. O profeta do Antigo Testamento conta sobre o seu encontro com o Santo quando Deus perguntou: “Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?”  E sem saber os detalhes, sem saber quando ou onde, Isaías fez essa esplêndida oração que alteraria a sua vida: “Aqui estou; envia-me”. (Isaías 6:8)

Note que Isaías não pediu por qualquer detalhe. É por isso que essa oração pode parecer tão perigosa. Imagine se você orasse dessa forma: “aqui estou, Senhor. Envia-me.”

“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.” (Romanos 12:2)

Incomoda-me

Pense sobre o que poderia ser diferente se você orasse com mais transparência, se arriscasse mais; se fosse mais aberto ao que Deus pode fazer em você em vez de apenas esperar que Ele faça algo para você. É hora de se sentir incomodado, ousar e acreditar. Confie em Deus e sonhe alto!

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus. “Eu sou aquele que é, que era e que ainda virá, o Todo-poderoso.” (Apocalipse 1:8)

Leia Mais

Uma Vida Com Propósito

O livro de Salmos nos apresenta lições que reforçam que não somente vivemos pela fé, mas também para cumprir plenamente os propósitos de Deus. Isto é viver, verdadeiramente, uma vida com propósito.

Continue Lendo >>

Um verdadeiro Tesouro 

Como tem sido gasto o tempo que lhe foi dado, quais as circunstâncias e situações que tomam conta do seu dia? É de conhecimento geral que um único dia equivale à 24 horas, no entanto, qual o verdadeiro valor desses minutos? Embora tenhamos um tempo significativo para refletirmos sobre o tesouro que nos foi dado, nós passamos segundo após segundo tratando esse tempo apenas como o rolar de um ponteiro.

Continue Lendo >>