Nossa História

A história da Igreja Batista das Amoreiras (IBA) é marcada pela graça do Senhor, a fidelidade dEle e a unidade entre os nossos membros. Durante toda a nossa jornada, experimentamos o poder, a justiça e a bondade de Deus. Tudo isso acontece, porque a IBA tem Cristo como o centro da Igreja.

O nosso caminho começa lá na década de 1980, quando alguns irmãos se reuniram para orar pela cura de uma garota. Por meio desses momentos de oração e pela cura divina da menina, surgiu a Igreja Batista Nacional (IBN). Nossos cultos e encontros aconteciam na casa de uma família da Igreja até que o local ficou pequeno demais para nós.

Assim, alugamos um prédio no Parque Industrial, mas novamente, o espaço ficou muito apertado para uma Igreja que crescia em maturidade espiritual e tamanho. Foi, então, em 1990, que compramos um terreno no bairro do São Bernardo e construímos o nosso primeiro prédio próprio. Em 1991, depois de 7 meses de construção, o prédio próprio da IBN estava pronto! Foi ali, então, que vivemos muitas coisas em Deus e crescemos firmados em Cristo sob a direção do Pr. Jorge Navac, nosso fundador e presidente emérito, e sob os cuidados do Pr. Rafael Borges, nosso atual presidente. No entanto, pela graça do Senhor, nossa Igreja cresceu ainda mais e o prédio no São Bernardo ficou bem pequeno para o povo que ali adorava e servia a Deus de todo o coração, alma e entendimento.

Em 2004, foi quando começamos uma batalha espiritual e financeira para a compra de um terreno maior localizado em uma das principais avenidas da cidade. O local era ideal para construir um templo incrível e favorável para prestar culto ao Senhor e acomodar confortavelmente os nossos membros com espaço para mais crescimento ainda, mas não tínhamos dinheiro e nem recurso para construir a nossa Igreja. No entanto, o Pr. Rafael, guiado pelo Espírito Santo, deu um passo de fé junto com os membros e a compra do terreno foi realizada. Em 19 de julho de 2004, tivemos o nosso primeiro culto no prédio da Avenida das Amoreiras, carinhosamente chamado de Barracão. No ano de 2008 foi quando começamos a expandir a nossa Igreja e complementar a construção do nosso prédio. Os nossos membros foram quem construíram e financiaram, pela graça e favor divino, o maior templo religioso da cidade de Campinas. Seríamos nada se não fosse pela fidelidade de Deus para conosco. O local que construímos nosso templo fora, há anos, uma balada conhecida como “caixão deitado” por conta dos inúmeros casos violentos e de morte que aconteciam ali, mas a história mudou. Hoje, o terreno comporta a Igreja Batista das Amoreiras, um agente de transformação do Senhor que frutifica a vida plena de Cristo onde tudo era morte.

No ano de 2022, depois de alguns desafios da Igreja, o Senhor nos chamou para abrir extensões em dois bairros de Campinas: Vida Nova e Campo Grande. Essas Igrejas foram construídas pela fidelidade de Deus e o amor pelo próximo. As extensões apresentam uma estrutura tão boa quanto a Igreja Sede, pois visamos a unidade perfeita para propagar o poder do Evangelho aonde quer que o Senhor nos enviar. Ou somos todos Um com Ele, ou somos nada!

Igreja Batista Nacional, Igreja Batista Casa de Deus, Igreja Batista das Amoreiras, a Igreja grandona das Amoreiras, a Igreja da cruz grande, a Igreja dos ônibus, a Igreja das extensões… Foram alguns nomes e apelidos até sermos a IBA, mas algo se manteve firme em nossa história desde o princípio: somos discípulos de Jesus que reproduzem verdadeiros discípulos que tem Cristo como o Centro da Igreja.

Anos 80

Irmãos se reuniam para orar por uma menina enferma. Após a cura, continuaram se reunindo e fundando a Igreja Batista Nacional (IBN) sob o pastoreio do Pr. Jorge Navac

1990 - 1991

Após passar alguns anos em um barracão alugado, a então Igreja Batista Nacional, constrói seu primeiro templo próprio no Bairro do São Bernardo.

1997

A Igreja Batista Nacional (IBN) ordena seu primeiro pastor, o Pr. Rafael Borges que junto com o Pr. Jorge Navac, liderou a igreja que cresceria e construiria o maior templo religioso da cidade 

2004

Inicio de um novo tempo para IBN, após muita batalha e esforço financeiro de toda a Igreja, compramos um novo terreno. No dia 19 de julho de 2004, tivemos nosso primeiro culto no prédio da Av. das Amoreiras, que então era apenas um barracão.

2004 - 2008

A Igreja que com fé abraçou o projeto da expansão e contração do imponente prédio da Av. das Amoreiras, via dia após dia, os milagres de Deus acontecerem na realização deste sonho

25 de julho de 2008

Acontece o primeiro culto no novo templo, a Igreja que antes comportava 300 pessoas, havia, pela bondade de Deus, construído uma igreja para 3000 pessoas.

2014

A antiga Igreja Batista Nacional (IBN) passa a ser, sob a presidência do Pr. Rafael Borges, Igreja Batista Amoreiras (IBA)

2022 - 2023

É dado início ao projeto que alcançaria milhares de pessoas em nossa cidade. A Igreja Batista Amoreiras, abriu sua primeira extensão no bairro do Vida Nova, abrindo após apenas 3 meses outra extensão na região do Campo Grande

2023

A Igreja Batista Amoreiras, continua crescendo e expandindo para honra e glória do Senhor Jesus

Nossos Pastores