10 lições sobre Lázaro

Uma história triste que termina em alegria, separamos 10 lições valiosas sobre Lázaro para aplicação pessoal e edificação de nossas vidas.

A ressurreição de Lázaro descrita em João 11:01-44 é um dos milagres descritos na bíblia que ganhou proporções tremendas, ela nos mostra o poder de Jesus sobre a morte.

Lição 1 –  Tempo de Deus

“Ouvindo, portanto, que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.” (João 11:6)

Quando Jesus recebeu a notícia que Lázaro estava enfermo ainda assim permaneceu no mesmo lugar permitindo que a doença se agravasse e que posteriormente viesse a falecer; Jesus poderia curá-lo, mas Ele tinha planos ainda maiores e preferiu ressuscitar Lázaro demonstrando todo o seu poder. Deus age segundo o cronograma do céu e não segundo as nossas convicções, não tenha dúvida que Ele fará o melhor acontecer no tempo Dele.

“Espere pelo Senhor e seja valente e corajoso; sim, espere pelo Senhor.”(Salmos 27:14)

Lição 2 – Quanto maior for o problema, maior será o milagre

Em João 11:03-14 vemos a agravante da situação de Lázaro e a evolução do quadro de enfermidade para a morte,  mas  Jesus é maior que tudo aquilo que se agrava em nossas vidas e quanto maior for o seu problema ainda maior será o milagre.

Tome posse hoje da calmaria de Deus sobre a sua vida e aja como alguém que já recebeu de Deus aquilo que mais precisava e lembre-se: o problema pode ter aumentado, mas Jesus está a caminho!

“Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.”(Efésios 3:20)

Lição 3 – Jesus chora com você

“Jesus chorou.

As pessoas que estavam por perto disseram: “Vejam como ele o amava!”.

Outros, porém, disseram: “Este homem curou um cego. Não poderia ter impedido que Lázaro morresse?”.(João 11:35-37)

Quando Jesus chora não é pelo fato de não poder fazer mais nada por Lázaro, que já estava morto, o choro de Jesus nesta passagem aponta para o amor eterno por nós, ele chora porque se identifica com a nossa dor e se compadece de nós. Aprendemos aqui que Jesus não está indiferente com o que está acontecendo conosco Ele acompanha nossas batalhas de perto e é capaz de usar o improvável para realizar algo incrível em você ou através de você.

Lição 4 – Você tira a pedra, Jesus faz o milagre

“Rolem a pedra para o lado”, ordenou.(João 11:39)

Então rolaram a pedra para o lado. Jesus olhou para o céu e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.”(João 11:41)

Podemos aprender uma incrível lição com essa passagem bíblica, quando Jesus pede para tirar a pedra, na verdade, Ele está ordenando ao homem que faça tudo o que for possível para alcançar o seu milagre e cabe a Ele apenas o impossível. Por esse motivo precisamos lutar diariamente a fim de eliminar pedras em nosso caminho, removendo tudo aquilo que causa divisão entre você e Deus.

Lição 5 – O fim será melhor que o começo

“A doença de Lázaro não acabará em morte. Ela aconteceu para a glória de Deus, para que o Filho de Deus recebesse glória por meio dela.”(João 11:4)

A história da ressurreição de Lázaro começa com tristeza e dor, e nos mostra que nem sempre temos os melhores começos, mas a sua trajetória não acabará em morte para a Glória do Senhor Jesus.

Jesus Cristo é o melhor fim que você poderá ter!

Lição 6 – Não escolha ficar no túmulo após ouvir a voz de Jesus

“Então Jesus gritou: “Lázaro, venha para fora!”.”(João 11:43)

Lázaro era amigo de Jesus e ouviu a sua voz, quem é amigo de Jesus sai imediatamente de lugares de morte e pecado. Deus vai chamar o teu nome e te livrar de todo o mal.

Lição 7 – Quem anda com Jesus está livre

“E o morto saiu, com as mãos e os pés presos com faixas e o rosto envolto num pano. Jesus disse: “Desamarrem as faixas e deixem-no ir!”.”(João 11:44)

Quando Jesus ordena que desamarrem as faixas que impediam Lázaro de caminhar, aprendemos que os amigos de Jesus não estão presos nas amarras do pecado. 

“Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de fato.”(João 8:36)

Cristo já nos libertou e podemos decidir se vamos ou não permanecer livres.

Lição 8 – O inesperado pode acontecer a qualquer momento.

“Senhor, ele está morto há quatro dias”, disse Marta, a irmã do falecido. “O mau cheiro será terrível.”(João 11:39)

Ninguém esperava que Jesus pudesse fazer mais alguma coisa naquele momento, Marta acreditava que Jesus  podia curar, mas não imaginava o que ele estava prestes a fazer.

Quando pensamos que nada mais vale à pena, Jesus nos surpreende com milagres e maravilhas em nossas vidas. Creia!

Lição 9 – Está morto, mas ainda é amigo de Jesus.

“Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas agora vou despertá-lo”.(João 11:11)

Jesus chama Lázaro de amigo mesmo sabendo que ele já estava morto, isso significa que as pessoas podem até se afastar de Jesus, mas Jesus não se afasta de ninguém. Você conhece alguém que está morto espiritualmente? Use os recursos que Deus te deu para chamá-lo para fora

Lição 10 – Do túmulo para a mesa

“Jesus chegou a Betânia, onde morava Lázaro, o homem que ele havia ressuscitado dos mortos.

Prepararam um jantar em homenagem a Jesus; Marta servia, e Lázaro estava à mesa com ele.”(João 12:1,2)

Quando ouvimos a voz de Jesus deixamos o passado tenebroso para seguir com Ele um caminho de vida abundante e assim como Lázaro estar à mesa com Cristo significa ser vitorioso, portanto creia e celebre a tua comunhão com Cristo

Somente Ele pode te transladar do túmulo para a mesa e ressuscitar os “lázaros” na sua vida, todas as coisas são possíveis com Deus.

Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, mesmo depois de morrer.(João 11:25)

Leia Mais

Uma Vida Com Propósito

O livro de Salmos nos apresenta lições que reforçam que não somente vivemos pela fé, mas também para cumprir plenamente os propósitos de Deus. Isto é viver, verdadeiramente, uma vida com propósito.

Continue Lendo >>

Um verdadeiro Tesouro 

Como tem sido gasto o tempo que lhe foi dado, quais as circunstâncias e situações que tomam conta do seu dia? É de conhecimento geral que um único dia equivale à 24 horas, no entanto, qual o verdadeiro valor desses minutos? Embora tenhamos um tempo significativo para refletirmos sobre o tesouro que nos foi dado, nós passamos segundo após segundo tratando esse tempo apenas como o rolar de um ponteiro.

Continue Lendo >>