Rute: Lições para Seguir Caminhando com Deus

Existem diversas lições que podemos aprender com as histórias retratadas na bíblia, e da mesma forma que Débora nos serviu de exemplo, os acontecimentos relatados no livro de Rute também possuem ensinamentos preciosos que podem ser aplicados mediante situações em que não sabemos mais como prosseguir

Ainda quando Israel estava sob o governo de seus juízes, houve uma grande fome que tomou conta de toda terra. Elimeleque, que era marido de Noemi, decidiu partir de Belém de Judá para Moabe, onde se estabeleceu com seus filhos e esposa. Elimeleque morreu algum tempo depois, e seus filhos logo se casaram com mulheres moabitas.

Elimeleque morreu, e Noemi ficou com os dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, que se chamavam Rute e Orfa. Cerca de dez anos depois, Malom e Quiliom também morreram. Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido.” Rute 1:4-5

Após esses acontecimentos, Rute nos é apresentada. Sua história, e a maneira na qual ela agiu perante aquela situação nos orienta a como devemos atuar em casos semelhantes. 

  1. Um compromisso valioso.

Quando Noemi descobriu que na terra de Israel havia fartura, ela decide partir para a terra de Judá, mas antes aconselha Rute e Orfa, suas noras, a voltarem para a casa de suas mães. Embora a opção fosse vantajosa, e até mesmo Órfã tenha preferido voltar para seu antigo lar, Rute já havia firmado um compromisso com Noemi, e acima de tudo, com DEUS.

“Rute respondeu: “Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus.” Rute 1:16

Moabe não era conhecida por seguir as ordens de DEUS, seu povo servia a outros deuses. Apesar da dificuldade que Rute sabia que passaria, ela escolheu seguir os caminhos do Senhor e permanecer com sua sogra, para onde quer que ela fosse. Ela sabia que muito mais importante que qualquer outra coisa era o compromisso firmado com sua fé. Rute tinha certeza que DEUS cuidaria dela e de sua sogra, e que não as deixaria desamparadas.

Muitas vezes, quando nos encontramos em situações não favoráveis, sempre nos esquecemos do compromisso firmado com o Senhor e preferimos fazer como Orfa, voltar para o conforto de nossos “lares” e não persistir na nossa caminhada com DEUS.  Devemos entender que por mais que as coisas não estejam bem, quando estamos comprometidos com o Senhor ele sempre cuida de nós, e nunca nos deixará. 

E como prova, a história de Rute, mais uma vez nos mostra que Deus não desampara seu povo. Quando Noemi e Rute chegam em Belém, ambas não possuindo um trabalho, Rute decide ir até um campo, e recolher aquilo que lhe for permitido.

“Certo dia, Rute, a moabita, disse a Noemi: “Deixe-me ir ao campo ver se alguém, em sua bondade, me permite recolher as espigas de cereal que sobrarem”. Rute 2:2

Rute partiu para aquele campo com humildade em seu coração, confiando que mediante a qualquer situação, DEUS cuidaria dela e de sua sogra. E assim foi. Rute foi reconhecida por seus feitos pelo dono daquelas terras, Boaz, um parente de seu sogro.

“Eu sei”, respondeu Boaz. “Mas também sei de tudo que você fez por sua sogra desde a morte de seu marido. Ouvi falar de como você deixou seu pai, sua mãe e sua própria terra para viver aqui no meio de desconhecidos.  Que o Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio se refugiar, a recompense ricamente pelo que você fez.” Rute 2:11-12

Rute foi tremendamente abençoada por DEUS, tudo porque ela fez a escolha de permanecer em seus caminhos, de seguir sua jornada ao lado do senhor. Rute se casa com Boaz, um tempo depois, e sua linhagem persiste até Davi, seu bisneto. A história de Rute nos mostra o valor de um compromisso com DEUS, e nos revela que a perseverança em um relacionamento com o Senhor gera bons frutos, e bênçãos inimagináveis.

Que você sempre faça a escolha certa de seguir os caminhos do Senhor, e se comprometa com ele, independente das situações que te cercam!

Leia Mais

Uma Vida Com Propósito

O livro de Salmos nos apresenta lições que reforçam que não somente vivemos pela fé, mas também para cumprir plenamente os propósitos de Deus. Isto é viver, verdadeiramente, uma vida com propósito.

Continue Lendo >>

Um verdadeiro Tesouro 

Como tem sido gasto o tempo que lhe foi dado, quais as circunstâncias e situações que tomam conta do seu dia? É de conhecimento geral que um único dia equivale à 24 horas, no entanto, qual o verdadeiro valor desses minutos? Embora tenhamos um tempo significativo para refletirmos sobre o tesouro que nos foi dado, nós passamos segundo após segundo tratando esse tempo apenas como o rolar de um ponteiro.

Continue Lendo >>