Josafá enfrentou de modo exemplar uma circunstância que parecia insuperável, havia uma guerra travada contra Israel e eles não tinham como vencer. A bíblia conta que Josafá, assim como nós, teve medo diante da batalha que para ele sozinho era invencível, mas por conta dessas 7 atitudes ele vence o medo, posiciona seu povo, recebe a revelação e Deus lhe dá a vitória.
Estas são 7 atitudes que você pode tomar para vencer o medo e toda dificuldade que tem se levantado na sua vida:
- Faça um jejum
“Josafá ficou amedrontado com essa notícia e pediu orientação ao Senhor. Ordenou um jejum em todo o Judá,”(2 Crônicas 20:3)
O jejum é uma arma espiritual que nos fortalece e nos ajuda a ficarmos mais sensíveis a Deus. Quando jejuamos, intensificamos nossa comunhão com o Senhor; este é o momento ideal para pedirmos orientação a Ele. Quando a carne se enfraquece, o espírito se fortalece em nós.
- Busque a Deus
“Habitantes de todas as cidades de Judá vieram a Jerusalém para buscar a ajuda do Senhor.”(2 Crônicas 20:4)
Ninguém vence uma batalha sozinho. Devemos congregar, abrir nosso coração e dividir com quem está do nosso lado para que juntos entremos em batalha, esse é o ambiente onde Deus derrama sua unção e reparte seus dons espirituais.
- Ore com a igreja
“Josafá se pôs em pé diante da comunidade de Judá e de Jerusalém, em frente ao pátio novo do templo do Senhor,”(2 Crônicas 20:5)
“Disseram: ‘Se enfrentarmos alguma calamidade, como guerra, praga ou fome, nos colocaremos em tua presença diante deste templo onde teu nome é honrado. Clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’.”(2 Crônicas 20:9)
- Ore com base na palavra de Deus
“E orou: “Ó Senhor, o Deus de nossos antepassados, somente tu és o Deus que está nos céus. Tu governas todos os reinos da terra. És forte e poderoso, e ninguém pode resistir a ti!”(2 Crônicas 20:6)
Toda e qualquer oração deve estar de acordo com a palavra de Deus e deve ser feita com humildade, sinceridade e fé inabalável naquele que te dará o livramento. Se orarmos dessa forma, Deus se inclinará para nos ouvir, assim como um Pai que ouve o choro de seu filho.
- Fique atento à resposta de Deus
“O Espírito do Senhor veio sobre um homem ali no meio. Ele disse: “Escutem-me, todos vocês, assim diz o Senhor: Não tenham medo! Amanhã, marchem contra eles, fiquem parados e vejam o livramento do Senhor. Ele está com vocês, Não tenham medo nem desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, pois o Senhor está com vocês!”.(2 Crônicas 20:14-17)
Quando pedimos, jejuamos e oramos em comunhão, negligenciamos nosso físico e deixamos nosso espiritual mais sensível, por isso devemos estar atentos para receber a orientação de Deus com o coração aberto.
- Seja obediente
“Bem cedo, na manhã seguinte, o exército de Judá saiu para o deserto de Tecoa. No caminho, Josafá parou e disse: “Escutem-me, povo de Judá e de Jerusalém! Creiam no Senhor, seu Deus, e permanecerão firmes. Creiam em seus profetas e terão êxito”.(2 Crônicas 20:20)
Quando Deus dá uma direção temos que obedecer, ainda que tenhamos medo, precisamos romper com o natural e confiar naquilo que Deus está dizendo. Para podermos ser abençoados por Deus, precisamos obedecer às suas ordens.
- Seja grato
“O rei nomeou cantores para irem adiante do exército, cantando e louvando o Senhor por sua santa majestade. Cantavam assim: “Deem graças ao Senhor; seu amor dura para sempre!”.(2 Crônicas 20:21)
Deus te fará prosperar em meio à guerra. Muitas vezes passamos por batalhas que parecem intransponíveis, mas lembre-se, Deus está contigo ainda que seja difícil e se você der os 7 passos de Josafá Deus lhe fará prevalecer contra as suas dificuldades.